Serviços Gratuitos

PROGRAMA PRO BONO

O Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS, no âmbito do seu Plano de Acções para 2016-2017, irá oferecer, pro bono, serviços na área do neurodesenvolvimento exclusivamente destinados a crianças e a adolescentes (idade inferior a 18 anos), oriundos de meios sociais comprovadamente desfavorecidos. Este programa iniciar-se-á por uma Consulta de Neurodesenvolvimento, seguida de uma complexa avaliação, mediante a elaboração de um Perfil de Neurodesenvolvimento e do Comportamento, passo imprescindível para se desenhar um guião de intervenção específico e multimodal adequado a cada caso, susceptível de eliminar ou minimizar os problemas detectados nestas áreas.

Consulte mais informações sobre o programa AQUI.

Relativamente a pedidos de observação na Consulta de Neurodesenvolvimento do Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS, a título gratuito, cumpre-nos informar o seguinte:

1. O Serviço Nacional de Saúde proporciona, em todo o país, aos seus utentes, diversos serviços na área do Neurodesenvolvimento Infantil, em tudo sobreponíveis aos da nossa instituição, e protagonizados por clínicos e outros técnicos de excepcional envergadura, naturalmente vinculados à Função Pública e portanto remunerados de acordo com as tabelas das respectivas carreiras profissionais.

2. Como primeiro passo, por exemplo, as famílias residentes na zona de Lisboa deverão recorrer, entre muitas outras hipóteses, a serviços públicos como:
a. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria;
b. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria;
c. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de D. Estefânia;
d. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de D. Estefânia;
e. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de S. Francisco Xavier;
f. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de S. Francisco Xavier;
g. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Fernando Fonseca;
h. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de Fernando Fonseca;
i. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Garcia de Orta
j. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de Garcia de Orta;
k. Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo;
l. Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo;
m. ….

3. O Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS, unidade autónoma de uma IPSS, a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, debate-se, no tempo presente, com gritantes carências de ordem financeira; mas, no âmbito da concretização do nobre ideal da discriminação positiva das crianças com DIFERENÇAS, pelo qual pugna com a maior veemência, nunca se recusará a aceder a um pedido de ajuda.

4. Todavia, um número crescente de serviços não remunerados poderá levar, por razões que se prendem com um trabalho voluntário suplementar, a um grave desequilíbrio financeiro e de gestão dos recursos humanos da instituição, e quiçá ao seu colapso a curto ou a médio prazo.

5. Assim, para que possamos dar uma resposta positiva à pretensão das famílias, propomos o cumprimento prévio de dois passos administrativos:

     A. No caso de residência na zona de Lisboa, obtenção de uma informação escrita de cada um dos Serviços Públicos acima mencionados, ou, em caso de residência numa qualquer zona do país, uma declaração de cada um dos Serviços Públicos equivalentes disponíveis nas respectivas áreas geográficas, dando conta da impossibilidade de a criança poder ser observada nos próximos 12 meses;

      B. Avaliação da situação sócio-familiar, pelos nossos serviços sociais, por forma a poder fazer-se um juízo adequado sobre a elegibilidade da família para a prestação gratuita do serviço pretendido.

6. Cumpridos estes dois preceitos, será marcada, de imediato, uma Consulta de Neurodesenvolvimento, aceitando as famílias, tacitamente, que a nossa instituição possa denunciar, formalmente, ao Ministério da Saúde, as incapacidades e insuficiências detectadas nos seus serviços.