Multimédia

Falar Pelos cotovelos (2017)

Aplicação móvel (jogo) para crianças com autismo, sofrendo de perturbações a nível do desenvolvimento, em grau de ensino pré-escolar, que tem como objetivo auxiliar as terapias praticadas no DIFERENÇAS-centro de desenvolvimento infantil.

Orientador Diferenças: Sofia Monteiro

Developer FCT: Pedro Leandro

Ligação/Plataforma: Executável – PC

 

Bê-á-bá (2017)

Bê-á-Bá is a digital game for reading training at early ages, structured according to the methodological principles advocated by the “DIFERENÇAS –  Centro de Desenvolvimento Infantil”. This game has two components, a playful one and a technical one. The playful section corresponds to a three-dimensional farm with different animals, with different textures, where the children unlock the animals by completing the technical section, in which there is a reinforcement of reading training through different therapeutic methods.

Orientador Diferenças: Elisabeth Vieira

Developer FCT: Leonardo Espada

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

NutriPsi (2018)

NutriPsi – Jogo digital sério para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O aumento da obesidade infantil e dos problemas causados por maus hábitos alimentares tem vindo a aumentar nas recentes décadas. O número de pessoas obesas aumentou de tal modo que a obesidade passou a ser considerada como a epidemia do século XXI. A necessidade de ensinar bons hábitos alimentares e a importância da nutrição correta para uma vida saudável é maior do que nunca. Foram já criadas várias ferramentas com o propósito de ensinar hábitos alimentares saudáveis ou de auxiliar a perda de peso, mas este projeto tem como foco principal os jogos digitais sérios e a sua utilização como ferramenta educativa. Jogos sérios são jogos que possuem como principal objetivo o de educar ou instruir determinados hábitos.

Orientadores Diferenças: Rita Gomes, Joana Almeida e Ana Raimundo

Developer FCT: Cláudio Costa

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Cálculo a Brincar (2018)

Nos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As crianças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem relativamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando diferentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manuais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser aplicado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa.

Orientador Diferenças: Bárbara Pereira

Developer FCT: Bruno Campos

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Super EU (2018)

A falta de empenho das crianças em realizar as suas rotinas diárias constituem um problema que assola a maioria das famílias da nossa sociedade. Isto pode afetar a vida da criança de uma forma drástica, originando ou agravando diversas dificuldades a nível comportamental e emocional, assim como criar um mau ambiente familiar e contribuir para a deterioração das relações entre pais e filhos. Existem métodos que combatem este problema, como uma tabela de tarefas diárias desenhada em papel com o que a criança tem que fazer durante a semana, sendo recompensadas pelos pais quando as concretizam. No entanto, as crianças não se sentem motivadas para a realização da sua rotina diária quando utilizam este método, logo é necessário algo que as consiga motivar de uma forma consistente. Portanto, nesta dissertação irá apresentar-se uma solução para este problema, que consiste num jogo digital sério que acompanhe a criança no seu dia-a-dia e que a motive para a realização das suas rotinas diárias, recorrendo a recompensas e a mensagens de reforço positivo. Desta forma, a criança poderá encarar as suas tarefas diárias como algo divertido em vez de algo trabalhoso. No final, é efetuado um estudo em parceria com o Centro Diferenças, que verifica se esta solução é eficiente no combate à falta de rotinas diárias nas crianças.

Orientador Diferenças: Mariana Mendonça

Developer FCT: Daniel Fernandes

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Ilha dos Números (2018)

O raciocínio lógico-matemático é uma qualidade essencial para o desenvolvimento da autonomia do ser-humano, contudo, o seu desenvolvimento requer estimulação e treino.
Tendo em conta que a estimulação do raciocínio em crianças permite obter resultados mais satisfatórios e duradouros do que em adultos pretende-se atuar nestas idades mais precoces do ser-humano.
O problema é a dificuldade de aprendizagem e integração de crianças com perturbações de desenvolvimento na sociedade sendo que estas costumam ser desacreditadas e separadas das outras crianças.
A solução proposta foi o desenho e desenvolvimento de um jogo digital sério, que permita motivar estas crianças a aprender de forma estimulante, obtendo assim, um melhor aproveitamento das suas capacidades e, idealmente, permitindo, uma melhor integração na sociedade.
O jogo foi desenvolvido em parceira com o Centro Diferenças (Centro de Excelência no âmbito do Desenvolvimento Infantil), estruturado de acordo com os processos metodológicos utilizados pelo mesmo.

Orientador Diferenças: Sofia Brás Monteiro

Developer FCT: José Mendes

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Vou sair de casa… e agora? (2018)

As perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo, ainda que sejam pouco conhecidas, encontram-se presentes na sociedade em geral. A população que sofre desta problemática, nomeadamente as crianças, tendem a ter uma vida distinta dos seus pares visto que a socialização se acaba por fazer de uma forma diferente.
Estas crianças encontram nos centros de desenvolvimento infantil e nos profissionais que trabalham estas problemáticas uma ajuda que permite treiná-las para promover uma maior integração junto da sociedade. Verifica-se, também, que a tecnologia pode ser uma mais valia a associar ao trabalho dos terapeutas e profissionais da área, mas existe uma grande escassez de ferramentas tecnológicas vocacionadas para esse efeito.
Foi então concebida uma ferramenta que pretende apoiar o trabalho dos profissionais que trabalham com crianças com perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais que fomente a aprendizagem tendo em consideração as temáticas a abranger para a integração social.
De modo a motivar as crianças para o uso desta ferramenta, foi desenvolvido um jogo digital sério para que, a brincar, possam aprender como agir em sociedade.
Resulta desta solução, uma integração das tecnologias de informação e comunicação no seio dos profissionais que trabalham esta problemática junto das crianças que sofrem de perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo.

Orientador Diferenças: Evelina Brígido

Developer FCT: Pedro Mesquita

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Canto das Histórias (2018)

O conceito de NEE abrange crianças e adolescentes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer, a serviços e apoios especializados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adolescentes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determinadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser combatidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando, utilizando ainda métodos baseados na observação e escolha.
Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas enquanto agentes educativos deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam.
Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo sério, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da criatividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio, permitindo ainda a recolha de dados de forma automática, possibilitando a sua análise e verificar os aspetos a melhorar na criança/adolescente.

Orientadores Diferenças: Sónia Martins e Bárbara Pereira

Developer FCT: João Mendes

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Univerbis (2019)

As competências sociais e comunicativas são um dos aspetos fundamentais ao desenvolvimento infantil, ainda por mais, quando se trata de crianças com dificuldades cognitivas graves, e que estão fortemente dependentes de terceiros. Com os avanços das novas tecnologias, e a sua crescente utilização nas áreas da informação e da comunicação, muitas instituições de ensino estão a aumentar o seu uso, de forma a poder oferecer aos seus alunos meios interativos que sejam capazes de enriquecer as suas competências. Os jogos digitais surgem nesse contexto como um recurso didático que pode trazer uma série de benefícios para os seus utilizadores e professores de ensino especial. Esta dissertação nasce então, de modo a poder dar um contributo nesse sentido, tendo como principal objetivo estudar a utilidade dos jogos sérios no auxílio à integração social de crianças com problemas de aprendizagem; para isso irá desenvolver-se um jogo sério que treine e auxilie de forma efetiva a compreensão de expressões idiomáticas, adivinhas e provérbios, em crianças com perturbações do espectro do autismo e perturbações ao nível do desenvolvimento intelectual. Para isso, realizou-se uma pesquisa do potencial dos jogos digitais educacionais, baseado em estudos de especialistas, e também vários estudos de conceitos importantes que serão posteriormente utilizados para o desenvolvimento do jogo. Por fim, apresentam-se também alguns exemplos do que se pode encontrar hoje disponível no mercado e ainda uma avaliação dos impactos económicos que os jogos digitais alcançam tanto a nível mundial como a nível nacional.

Orientadores Diferenças: Evelina Brígido

Developer FCT: João Oliveira

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Ortografar (2019)

Após a deteção de perturbações da aprendizagem específica com défice na expressão escrita é necessário combatê-las. Quando estas se detetam, uma intervenção imediata irá colmatar grandes dificuldades de aprendizagem ao longo da vida e evitar outros problemas. Por vezes, sem se saber a causa, há crianças que apresentam maior dificuldade na aprendizagem, tais como, a Disortografia e Disgrafia. Estas são difíceis de detetar, especialmente se os profissionais na área da educação não estiverem atentos, não forem sensíveis a esta questão, ou ainda, se não tiverem formação na área. O trabalho desenvolvido no centro, “Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil”, tem sido uma mais valia no apoio a estas e outras perturbações que afetam o desenvolvimento infantil, mas por vezes são utilizados métodos manuais, com pouco uso de tecnologia, o que poderá levar à precoce falta de interesse pelas crianças com os problemas anteriormente mencionados. Na expetativa de alcançar um maior sucesso na aprendizagem e desenvolvimento das aptidões das crianças, bem como cativá-las através de novas formas de aprendizagem, iniciou-se a criação de um software em parceria com o centro “Diferenças” representado pela doutora Fátima Trindade e o doutor Daniel Dias. O projeto “Ortografar” consiste num programa que permite, de uma forma interativa, ajudar as crianças com disortografia, contendo os casos especiais da língua portuguesa. Este é considerado um jogo sério, pois almeja o entretenimento da criança com perturbação no desenvolvimento, bem como a aprendizagem/treino dos casos especiais da língua portuguesa. O seu objetivo final é que as crianças possam usufruir e que consequentemente demonstrem resultados positivos após o término de algumas sessões.

Orientadores Diferenças: Daniel Neves Dias e Fátima Trindade

Developer FCT: Rui Pacheco

Ligação/Plataforma: APK – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone)

 

Velocidade Leitora (2019)

Atualmente com a sociedade sempre a transmitir-nos grandes quantidades de informação rapidamente é necessário que a capacidade de ter uma velocidade de leitura adequada esteja bem desenvolvida. Contudo existem pessoas que sofrem de dificuldade durante a leitura devido às dificuldades que tiveram durante a sua época escolar. Existe, portanto, uma necessidade de ajudar estas crianças para que consigam atingir as metas de leitura propostas de modo a contribuir para um melhor sucesso profissional. Os métodos atuais, denominados de métodos tradicionais, são bem-sucedidos, mas é importante utilizar os avanços tecnológicos que existem de modo a melhorar os métodos atuais para novos métodos mais divertidos e eficientes para o treino da velocidade de leitura das crianças. De modo, a atualizar os métodos atuais surgem os jogos sérios com o objetivo de juntar a componente educativa que é necessária transmitir às crianças juntamente com a componente lúdica para aumentar o interesse das crianças durante as suas sessões de jogo. Surge então o “Reino dos Livros” que têm como objetivo ajudar as crianças, dos 6 aos 10, no seu treino de velocidade de leitura.

Orientadores Diferenças: Daniel Neves Dias e Fátima Trindade

Developer FCT: Francisco Pereira

Ligação/Plataforma: APK+EXE – Dispositivo Android (Tablet ou SmartPhone) + PC (Windows)