Laureados do Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade de 2025
Dia 1 de Outubro de 2025, data do 35º. Aniversário da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, é com muito prazer que divulgamos os nomes das personalidades laureadas com o Prémio MARIA TERESA PALHA/DAVID ANDRADE de 2025.
PRÉMIO MARIA TERESA PALHA/DAVID ANDRADE de 2025
A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, enquanto instituição particular de solidariedade social de referência, tem, como principal objetivo, a construção de uma sociedade inclusiva, capaz de concretizar o nobre ideal da Valorização das Diferenças, conceito assente na presunção de que é possível converter uma diferença geradora de uma desvalorização social num enaltecimento diferenciador e sedutor. Como forma de honrar e perpetuar o extraordinário legado do Professor Doutor David Casimiro de Andrade*, precocemente desaparecido, a Direção da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 decidiu que, a partir de 1 de outubro de 2025, data do conhecimento público dos novos laureados, o Prémio Maria Teresa Palha tomará a nova designação de Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade. O Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade, a atribuir anualmente, com início no ano de 2018, assume como finalidade reconhecer individualidades que, pela sua relevância e pelo trabalho desenvolvido, tenham contribuído de forma decisiva e com particular impacto no apoio a crianças, adolescentes e adultos com Perturbações do Neurodesenvolvimento ou com outras vulnerabilidades, quer através de uma abordagem teórica (introduzindo novos conceitos e metodologias; modificando as mentalidades; etc.), quer por meio de uma abordagem prática (apoio clínico direto; etc.) ou ainda por apoios materiais de diversa ordem.
De acordo com o regulamento para o ano de 2025, o Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade distinguirá três personalidades nas áreas da:
- Pediatria do Neurodesenvolvimento, Neuropediatria e Medicina;
- Educação/Intervenção/Investigação/Associativismo;
- Ação Social.
PERSONALIDADES DISTINGUIDAS EX-AEQUO COM O PRÉMIO MARIA TERESA PALHA/DAVID ANDRADE NO ANO DE 2025
- Manuel Leite Cruzeiro
- Maria Manuela Ramalho Eanes
- Marcelina Souschek
ÁREA DA PEDIATRIA DO NEURODESENVOLVIMENTO, NEUROPEDIATRIA E MEDICINA:
- Manuel Leite Cruzeiro, NEUROPEDIATRA
Manuel Leite Cruzeiro é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Luanda. Especializou-se em Pediatria no Hospital Pediátrico David Bernardino, Luanda, e subespecializou-se em Neuropediatria em Espanha, na Universidade Complutense de Madrid. Exerceu funções de Chefe de Serviço de Neuroinfecciologia no Hospital Pediátrico de Luanda, do qual também foi Diretor Clínico. Paralelamente, dinamizou a Clínica Peandra, Luanda, instituição privada que dinamiza diversos serviços na área do Neurodesenvolvimento. O seu trabalho em prol das crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento e suas famílias, incluindo as apresentações mais complexas, como, entre outras, as Perturbações do Espectro do Autismo, tem merecido os maiores encómios e reconhecimento público. Pelo seu papel na promoção do acesso de muitas famílias angolanas aos mais modernos serviços na área do Neurodesenvolvimento e, também, pelo seu incentivo à formação específica de diversos profissionais angolanos no âmbito deste domínio científico, tudo realizado num contexto social assaz adverso, é a razão de ser da atribuição do Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade de 2025.
ÁREA DA EDUCAÇÃO/INTERVENÇÃO/INVESTIGAÇÃO/ASSOCIATIVISMO:
- Maria Manuela Ramalho Eanes, jurista e ativista social
Maria Manuela Ramalho Eanes é licenciada em Direito e tem-se envolvido desde sempre na ação social. Trabalhou no Instituto de Obras Sociais em diversos serviços, designadamente em Projetos ligados a Creches, Jardins-de-infância e Terceira Idade, dinamizando diversas atividades de carácter formativo, cultural e recreativo para jovens. Era subdiretora da Obra Social do Ministério da Educação aquando da eleição do marido para a Presidência da República, onde teve a oportunidade de desenvolver várias atividades de carácter social e cultural. Em 1983, após o termo do segundo mandato do seu marido, continua o seu trabalho como Presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), instituição que ajudou a criar. Esta é uma organização sem fins lucrativos, que reúne profissionais de diversas áreas, cujo objetivo fundamental é a defesa dos direitos das crianças, tanto na área da saúde e da segurança social como os relacionados com os seus tempos livres, e que dinamiza vários projetos, nomeadamente o apoio a crianças maltratadas e abusadas sexualmente; os Serviços SOS-Criança/Criança Desaparecida; o Projeto Rua/Em Família para Crescer; a Atividade Lúdica; o Serviço Jurídico; Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança em Serviços de Saúde; e um Centro de Estudos e Documentação sobre a Infância. Atualmente, para além de ser Presidente Honorária do IAC, é Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota, Presidente da Direção da Liga dos Amigos do Instituto Gama Pinto, membro do Conselho de Curadores da Fundação Millennium bcp e membro de diversos júris de prémios na área humanitária e social, como o Prémio “Heróis do Ano”, iniciativa do Correio da Manhã, bem como madrinha de vários projetos e campanhas na área social e da solidariedade, como a Campanha “Pirilampo Mágico” ou campanhas de recolha de material escolar. Pelo papel que tem desempenhado em prol das crianças e suas famílias numa situação de grande vulnerabilidade e desvantagem, foi-lhe atribuído o Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade de 2025.
ÁREA DA ACÇÃO SOCIAL:
- MARCELINA SOUSCHEK: PROFESSORA E ACTIVISTA SOCIAL
MARCELINA SOUSCHEK, é licenciada pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Master of Arts pela Johannes Gutenberg-Universität, Mainz, Alemanha. Tem exercido uma relevante função como ativista social no âmbito da Associação Pais21, de que é fundadora e principal dirigente e dinamizadora, apoiando, incondicionalmente, em diversas dimensões, as famílias com crianças, adolescentes e adultos com trissomia 21. Particular destaque merece o seu envolvimento na profissionalização de adultos com trissomia 21. Por estas razões, foi-lhe atribuído o Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade de 2025.
A cerimónia de entrega dos diplomas aos laureados com o Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade de 2025, ocorrerá, em princípio, em Lisboa, em lugar a designar, no dia 19 de Março de 2025, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Trissomia 21.
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2018:
João Gomes-Pedro
David Casimiro de Andrade
Maria da Graça Andrada
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2019:
Luís de Mello Borges
Ana Maria Bénard da Costa
Pedro Bidarra
Alexandre Soares dos Santos
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2020:
Karin Dias
Nuno Lacerda
Isabel Cottinelli Telmo
Francisca Prieto
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2021:
Rosa Gouveia
Fernanda Torgal Garcia
Vítor da Fonseca
Paula Teles
Filipe de Botton
Alexandre Relvas
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2022:
José Boavida
Maymone Martins
Sónia Frota
António de Sousa
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2023:
António Levy Gomes
Carlos Neto
Leopoldina Viana
Iolanda Ribeiro
Helena Mata
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2024:
José Pedro Vieira
David Rodrigues
Manuel Sameiro de Miguel
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2025:
Manuel Leite Cruzeiro
Maria Manuela Ramalho Eanes
Marcelina Souschek
* David Andrade era considerado uma das maiores autoridades mundiais em matéria de medicina dentária ligada à trissomia 21, talvez, mesmo, a mais proeminente. O seu extraordinário conhecimento na área da trissomia 21, associado a uma invulgar perícia técnica, haveria de culminar numa surpreendente proposta à comunidade científica para a resolução do conhecido, frequente, incapacitante e estigmatizante problema da macroglossia (língua grande): em vez de reduzir o conteúdo (mediante a habitual glossectomia, ou seja, literalmente, a ablação de uma parte da língua, procedimento cirúrgico muito cruento e problemático), David Andrade postulou que seria mais fácil e eficaz aumentar-se o continente, ou seja, expandindo o maxilar superior, com o recurso a aparelhos já utilizados pela medicina dentária desde o início do século XX (embora redesenhados no presente). Como consequência do seu extraordinário contributo científico, bem como pela sua dedicação generosa e incondicional às crianças com trissomia 21, o nome do insigne académico foi associado ao Prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, que, a partir do ano de 2025, passou a designar-se por Prémio Maria Teresa Palha/David Andrade.












