Livraria Déjà Lu – Curso breve de escrita biográfica, com Maria Antónia Oliveira

Este curso explora a noção de biografia a partir de uma perspectiva histórica focada no século XX, com algumas incursões à obra de biógrafos fundadores. A par das biografias tradicionais, é dada particular atenção à experimentação em biografia, desde Virginia Woolf aos mais recentes Julian Barnes, Richard Holmes e Janet Malcolm.

São ainda analisados alguns casos portugueses, nomeadamente a experiência da coordenadora enquanto biógrafa do escritor Alexandre O’Neill.

Os participantes serão incentivados a trazerem a sua experiência para o curso, através de elaboração de textos — autobiografia, diário, memórias — da análise e discussão de textos biográficos escolhidos e da reflexão sobre temas propostos.

O curso será desenvolvido ao longo de 4 Sessões:  19, 21, 26 e 28 de SETEMBRO das 19h às 21h30

INSCRIÇÕES EM: oliveiramariantonia@gmail.com ou livraria.dejalu@gmail.com

Preço: 60€

 

MARIA ANTÓNIA OLIVEIRA escreveu A Tristeza Contentinha de Alexandre O’Neill (Prémio de Revelação de Ensaio APE / IPLL do ano de 1990), Caminho, 1992; Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, Dom Quixote, 2007; Não. Uma Biografia do Ar.Co, Documenta, 2014.

É autora de ensaios vários sobre biografia (teoria) e sobre biografia de escritores portugueses. É editora da obra de Alexandre O’Neill para a Assírio & Alvim.

Coordenou vários cursos e workshops sobre biografia em bibliotecas, na Universidade Nova de Lisboa, escolas e centros culturais.

Lecciona a disciplina de Escrita de Biografia no curso de pós-graduação Artes da Escrita na FSCH da Universidade Nova de Lisboa.