Value-able, a nova edição do projeto Europeu que visa aumentar a empregabilidade

Uma marca para empresas que contratam trabalhadores com Perturbações do Desenvolvimento Intelectual.

A aliança entre associações e empresas é fortalecida com a dedicação da coordenação de projeto AIPD, apoiada por associações, universidades e instituições.
103 empresas, 6 países europeus, 400 trabalhadores com Trissomia 21.
“Com a terceira edição, pretendemos alcançar 200 empresas e 8 países. E sem dúvida teremos sucesso!

Roma, 16 de Setembro de 2019 – “ValueAble”, o projeto Europeu criado para promover e incentivar a integração profissional dos trabalhadores com perturbações do desenvolvimento intelectual nas empresas do ramo da hotelaria, foi renovado e já se encontra novamente em crescimento. Após a primeira e a segunda edições (2014-2017 e 2017-2019, respectivamente), a terceira “temporada” desta iniciativa começou oficialmente em 15 de Setembro e terminará em 15 de Janeiro de 2022. A líder é a AIPD (Italian Association of Down People), com o apoio de parceiros de prestígio: associações, universidades e outras instituições de ensino (ver anexo).

O que é o ValueAble: bronze, prata e ouro
“Valueable – handing opportunities” é uma certificação internacional para empresas do ramo da hotelaria que oferecem às pessoas com perturbações do desenvolvimento intelectual oportunidades de desenvolvimento profissional.
É uma marca comercial registrada no Escritório da União Européia para Propriedade Intelectual (EUIPO).

A marca é concedida às empresas durante 2 anos, e existem três versões diferentes que variam consoante o compromisso assumido pela empresa.
– o bronze é destinado a empregadores que realizam estágios nas suas instalações;
– a prata exige um compromisso adicional: contrato a termo (mínimo de 3 meses) ou contrato sem termo de pelo menos um trabalhador;
– finalmente, o ouro é concedido aos empregadores que contratam pelo menos um trabalhador e atuam como embaixadores da marca ValueAble.
Estes compromissos estão explicitados num código de conduta assinado por todos os membros.

Os números até agora:
Graças ao apoio da União Europeia e ao programa Erasmus +, ao trabalho de muitas pessoas e à excelente resposta do mundo empresarial, a rede Valueable conta hoje com 103 empresas em seis países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Hungria e Turquia .
Cerca de 400 pessoas com perturbações do desenvolvimento intelectual trabalham em hotéis, restaurantes, pousadas, bares, restaurantes de fast-food.

Incluir é conveniente!
Segundo relatos de alguns empregadores entrevistados, a vantagem não é só a nível relacional mas também de produtividade: os trabalhadores com Trissomia 21 e outras perturbações intelectuais são confiáveis, consistentes, muito presentes e assíduos, para eles o trabalho tem um valor que vai muito além do contrato. Além disso, estes indivíduos têm a capacidade de beneficiar o grupo de trabalho, tornando-o mais coeso, bem disposto, menos conflituoso, mais colaborativo e unido.

A nova edição
A terceira edição do projeto será uma continuidade das duas anteriores e usará as mesmas ferramentas: a marca, uma aplicação para tornar os indivíduos com perturbações do desenvolvimento intelectual mais independentes no trabalho, tutoriais em vídeo para o treino do staff e um curso de treino online para gerentes da área da hotelaria. Além disso, serão também desenvolvidas quatro novas ferramentas:
– Um protocolo destinado a redes de hotéis e restaurantes.
-Um protocolo acreditado para instituições que pretendem colaborar com a rede Valueable.
-Um curso HACCP com uma linguagem altamente compreensível, adaptado para pessoas com Perturbações do Desenvolvimento Intelectual.
-Um curso de e-learning para tutores e instituições que pretendem ser credenciados de modo a poderem usufruir do nosso banco de dados e de recursos multimédia.

Para testar as quatro novas ferramentas, o projeto promove estágios no seu próprio País e no exterior (nos Países parceiros que fazem parte do projeto).
“Segundo Paola Vulterini, gerente de projetos – o objetivo é envolver oito países e 200 membros até o final de 2021: estamos confiantes, considerando o sucesso alcançado até agora”.

 

Erasmus+ projeto ”Value-able”.
Lista de parceiros
1 Associazione Italiana Persone Down onlus (IT)
2 Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (PT)
3 Down España. (ES)
4 Áxis Hoteis & Golfe (PT)
5 Solmelià Italia srl (IT)
6 Down Alapitvany (HU)
7 Hamburger Arbeitassistenz (DE)
9 Down Sendromu Dernegi (TR)
10 NH Italia (IT)
Parceiros associados
11 European Hotel Managers Association (IT)
12 European Down Syndrome Association
13 Libera Università Maria SS. Assunta (IT)
14 Associazione Italiana Confindustria Alberghi (IT)