Projeto Valueable

Cresce Valueable, a rede Europeia de hotéis e restaurantes, comprometidos com a empregabilidade das pessoas com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI).

A APPT21 participa no projeto que dará continuidade ao trabalho realizado no Projeto OMO (On My Own…at work), onde se promoverá experiências profissionais de pessoas com PDI em empresas de outros países europeus.

Durante os últimos 3 anos, a APPT21 e outras associações de Itália e Espanha, fizeram parte de um programa europeu de promoção da inclusão laboral das pessoas com PDI, em empresas do ramo hoteleiro e da restauração: o projeto OMO (On My Own…at work). No âmbito deste projeto, foi criado o Selo Valueable, que distingue hotéis, restaurantes e outras empresas do ramo, comprometidos com a inclusão laboral e que oferecem às pessoas com PDI, estágios e contratos de trabalho em condições de igualdade.

Agora, o projeto OMO encontrou continuidade sob o nome Projeto Valueable e pretende ser uma referência na europa, ampliando os seus objetivos a novos países. A associações participantes no OMO (APPT21, AIPD e Down España), juntam-se agora a associações de três novos países – Alemanha, Hungria e Turquia, que integrarão esta rede europeia que conta já com a participação de 80 estabelecimentos italianos, portugueses e espanhóis, como se pode ver através deste mapa.

Neste novo projeto, dar-se-á a possibilidade de trabalhadores com PDI, de participar num intercâmbio entre países, onde façam estágios em hotéis dos países participantes.

A rede Valueable conta já com a participação de: Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, DOWN ESPAÑA (Espanha), Associazione Italiana Persone Down Onlus (Itália), Axis Hoteis & Golfe (Portugal), Sol Melià Italia Srl (Itália), Down Alapitvany (Hungria), Hamburger Arbeitsassistenz (Alemanha), Libera Università degli Studi Maria Ss. Assunta (Itália), Down Sendromu Dernegi (Turquia), Associazione Italiana Confindustria Alberghi (Itália), European Hotel Managers Association, Ente Bilaterale Industria Turistica (Itália) e a European Down Syndrome Association.

Selo Valueable

Valueable, que se apresentou no passado mês de junho, em Lisboa, é o selo de reconhecimento internacional que prova que as empresas que o possuem fazem parte desta rede europeia de hotéis e restaurantes socialmente responsáveis. Existem três níveis de reconhecimento: bronze, prata e ouro. O selo Bronze é concedido a empresas que tenham tido pelo menos um estagiário com PDI e apresentem comportamentos que fomentem a sua inclusão laboral. O selo Prata é concedido a hotéis e restaurantes que tenham contratado pelo menos uma pessoa com PDI e acolham um estagiário, uma vez em cada dois anos. O selo Ouro pressupõe o nível máximo de compromisso da empresa face à inclusão laboral das pessoas com PDI, e destina-se aos estabelecimentos que, para além de cumprirem as premissas anteriores, ajam como embaixadores desta marca/selo.

Nestes dois anos de projeto (2017-2019), para além da possibilidade de d 12 estágios em países europeus (dois por cada país participante), haverá também a possibilidade de 12 gerentes de hotéis e restaurantes fazerem visitas de estudo às estruturas hoteleiras possuidoras do selo.

Para mais informações visitar o sitio: www.valueablenetwork.eu ou enviar mail para valueable@appt21.org.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *