Participantes do Projeto Europeu Healthy DS reuniram-se em Liubljana (Eslovénia)

Durante os dias 17 e 18 de Julho de 2017, teve lugar a quinta e última reunião do Projeto Europeu HEALTHY DS em Liubliana, Eslovénia. Este projeto visa aumentar as competências, em relação à prevenção e redução da obesidade de pessoas com Síndrome de Down, dos respetivos familiares e profissionais, através do desenvolvimento de um programa de treino inovador, centrado na promoção de estilos de vida saudáveis e de autonomia.

As entidades participantes foram: ASINDOWN FOUNDATION Valência (Espanha) como entidade coordenadora, DRUŠTVO DOWNOV SINDROM SLOVENIJA, DDSS (Eslovénia), ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PORTADORES DE TRISSOMIA 21, APPT21 (Portugal), DOWN EGYESÜLET (Hungria) e ASOCIATIA LANGDON DOWN OLTENIA CENTRUL EDUCACIONAL TEODORA, ALDO-CET (Roménia), associações que se dedicam a ajudar as pessoas com Síndrome de Down. A FUNDACIÓN LLUIS ALCANYIS, da Universidade de Valência (Espanha), está a participar no desenvolvimento de atividades nutricionais e físicas e o INSTITUTO DE TECNOLOGIA IAT (Alemanha) como especialista no desenvolvimento de ferramentas TIC adaptadas a pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento.

A reunião final teve lugar em Liubliana (Eslovénia).  Em primeiro lugar, os parceiros realizaram a revisão de todos os materiais criados e da plataforma de formação online. De seguida, cada parceiro partilhou suas experiências adquiridas na segunda validação. Os parceiros explicaram como tinham implementado a utilização da plataforma de formação online, quais os resultados obtidos e o tipo de feedback recebido pelos participantes. Foram apresentadas e discutidas várias propostas de alterações e melhoria de materiais bem como alguns aspetos da plataforma online. Os parceiros concordaram que o material criado é muito útil para pessoas com Síndrome de Down, bem como para os profissionais e familiares que trabalham ou vivem com eles. Depois da reunião, os parceiros encontraram-se no Castelo de Liubliana, onde jantaram uma refeição tradicional, com pratos típicos e vinho da região. No dia 18 de Julho, todos os parceiros visitaram o restaurante “Druga Violina” (Segundo Violino), localizado na zona antiga da cidade. Várias pessoas com Síndrome de Down e com outras necessidades especiais trabalham neste restaurante. A Dra Valerija Bužan explicou aos parceiros como surgiu a ideia de Druga Violina, como se desenvolveu e se concretizou o projeto num restaurante real e de qualidade e que pessoas de todo o mundo gostam de visitar devido à sua hospitalidade, qualidade e, claro, “o fator especial” que tem. Os parceiros discutiram outros tópicos sobre o emprego de pessoas com Síndrome de Down. Jana Šelih explicou brevemente como o DDSS está organizado e apresentou o espectro de atividades oferecidas para as pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.

Associações, famílias ou outras pessoas ou profissionais interessados no programa Healthy DS, fiquem atentos! A plataforma de formação online desenvolvida estará brevemente disponível, e estão todos convidados para utilizarem. Para mais informações, entre em contato ou visite o site do projeto: www.healthyds.eu

 HEALTHY DS é um projecto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *